quinta-feira, 7 de abril de 2011

Massacre em Escola do Rio de Janeiro


Moment when the gunman enter the school and students running.

Ao menos 12 alunos morreram após um homem entrar atirando em uma sala de aula na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro. O atirador, Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, é ex-aluno da escola. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio. Ele deixou uma carta em que informa os motivos que o levaram a atirar em alunos e funcionários da escola. De acordo com o subprefeito da zona oeste do Rio de Janeiro, Edmar Teixeira, o atirador diz na carta que é portador do vírus HIV.

Realengo repercutiu rapidamente na internet e gerou uma onda de luto na rede. Na manhã desta quinta-feira, o termo "Columbine" foi o terceiro mais postado do Twitter, em referência ao massacre de estudantes em uma escola americana que chocou o mundo em 1999. A palavra "Realengo" também entrou para os Trending Topics (lista dos assuntos mais comentados) entre os usuários brasileiros do microblog.

"Sem palavras. Não deu pra absorver o que está acontecendo. Columbine in Rio", escreveu a internauta Isis Mota.

Tuiteira frequente, a secretária municipal de Educação Cláudia Costin também manifestou pesar pela tragédia no site e recebeu apoio de outros internautas.

O assunto está sendo bastante comentado por estrangeiros. A canadense Emily Brisson, por exemplo, postou em inglês: "Brasil teve uma tragédia como Columbine hoje". Até o perfil do jornal britânico "The Guardian" no Twitter abriu uma exceção para postar em português notícias sobre a tragédia.

O sociólogo Emir Sader foi outro que publicou mensagens sobre a chacina de Realengo e aproveitou para criticar a política de porte de armas brasileira:

"O massacre na escola do Realengo - imitação cruel do que se lê na mídia sobre os EUA - deveria fazer repensar o referendo sobre porte de armas"
No Orkut, alunos e ex-alunos da Tasso da Silveira tentam descobrir se conheciam o atirador. Nas comunidades de alunos e ex-alunos da E. M. Tasso da Silveira no Orkut, mensagens de pesar foram postadas quase imediatamente após a tragédia. Com as notícias de que o assassino já havia estudado no colégio, vários usuários perguntaram se alguém conhecia o atirador ou até se ele era membro da comunidade on-line.

Location of the school:
Info sobre como ocorreu a tragédia em Realengo (Foto: Editoria de Arte/G1)

"Alguém estudou com esse louco???. Esse louco é ex-aluno. Será que alguém sabe quem é? Tem algum Wellington na comunidade?", perguntou o internauta Marcelo Ferraro na comunidade "Ex-alunos da Tasso da Silveira", que tem 920 membros.

"Nossa, chocada com o que aconteceu ... Muito triste você ver uma escola que fez par
te da sua vida sofrer um atentado desse tipo .... LUTO PELAS CRIANÇAS DA E.M TASSO DA SILVEIRA ....", postou uma usuária identificada como Patrícia em um dos fóruns de ex-alunos.

No Facebook, a onda de luto e solidariedade não foi diferente. Brasileiros e estrangeiros comentavam o massacre, fazendo referência a Columbine e a Realengo. Como a usuária Luciana Santely, que escreveu: "Força aí pra geral em Realengo...#tristedemaistudoisso". Outros faziam um apelo por doação de sangue para as vítimas.

A repercussão internacional da tragédia foi instantânea. Além dos canais de televisão de notícias, edições online de jornais europeus noticiaram o atentado no Rio de Janeiro. O alemão Die Welt, assim como a edição online da revista Der Spiegel falaram sobre o número de mortos na escola do Realengo e o suicídio do atirador.
O inglês The Guardian descreveu, por meio de depoimento de testemunhas, o “massacre” na cidade brasileira. “Eu nunca vi algo assim. É como se tivesse sido nos Estados Unidos”, escreveu o site do jornal.

Na mídia norte-americana, o atentado era a notícia principal do The Wall Street Journal, que escreveu que “a tragédia chocou a sociedade brasileira, que tem uma orientação familiar e onde a violência contra crianças é rara.” O site especializado em economia Bloomberg também noticiou o fato.

Por toda a Europa, a imprensa demonstrou choque diante da tragédia que vitimou crianças na cidade internacionalmente conhecida por sua beleza natural e pelo Cristo Redentor.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) condenou com veemência o crime ocorrido . Na rede social do Twitter, a Unesco Brasil repudiou o crime. “A Unesco repudia ataques à escola do Rio e se solidariza com as famílias. A escola deve ser um lugar para reconstruir a paz e a cultura”.

AS/NP/abr/afp/lusa
Revisão: Roselaine Wandscheer
Source: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/04/07/na-internet-massacre-em-escola-de-realengo-gera-onda-de-luto-comparacoes-com-columbine-924179616.asp


Vamos aos fatos:

Conheço a realidade dos professores da região oeste no Rio de Janeiro. Trabalhei como professor em Bangu e Realengo e sei muito bem os problemas daquela região. Mas confesso que atitude como essa, do rapaz, é realmente de chocar a sociedade brasileira.

Utilizo as palavras de uma colega minha sobre o massacre:

Na verdade o Brasil ainda é um país precário nas questões psicossociais. No massacre do Rio fica muito evidente que o assassino se tratava de uma pessoa desestabilizada emocionalmente e com sede de vingança, e é nesse ponto que as medidas preventivas em nosso país ainda pecam bastante, pois há uma grande distorção, e falta de conhecimento e capacitação das escolas para lidar com as pessoas com necessidades especiais, os professores "NÃO SABEM" identificar os sinais que são de fato pistas que indicam os distúrbios de comportamento, muito pelo contrário, os professores as vezes lidam com salas super lotadas, com números superiores a 40 alunos por sala, e quando se deparam com alunos que "atrapalham" as suas aulas, ou não participam delas, esses professores reagem com as ferramentas possíveis que refletem a sua descapacitação e falta de apóio. Uma medida preventida eficaz é capacitar e apoiar os professores, pois eles são, em potencial, os mediadores entre a formação ética e social, e verdadeiros enfretadores da desorganização social que vivenciamos atualmente.

O que rola também pela Internet:

...Pronto, a "moda" chegou ao Brasil. 12 crianças mortas...

...Parece que o cidadao era soropositivo, vai ver escreveu a carta mais pra aparecer do que para demonstrar seu fanatismo por alguma religiao...

...Brasil ingressando no ról de países de primeiro mundo, hein!? Daqui a pouco teremos um vazamento nuclear em Angra dos Reis!...

...Porque os retardados sempre fazem isso em escola e nunca na câmara de deputados?...

...O problema é que bandido que se preze tem segurança particular profissional (Polícia da Câmara e Polícia do Senado).Já numa escola pública..

...É uma lástima o que aconteceu. Tinha que ser logo em uma escola? Tanta boca de fumo cheia de traficantes para ele se deliciar com o seu massacre...

...Imprensa de merda (como sempre). O cara era cristão e virgem e já pintaram ele de muçulmano aidético. E tem gente que ainda acredita em jornal...



Wellington Menezes de Oliveira, homem que atirou contra escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Wellington Menezes de Oliveira, homem que atirou
contra escola municipal Tasso da Silveira,
em Realengo (Foto: Reprodução/TV Globo)



Source: http://g1.globo.com/Tragedia-em-Realengo/noticia/2011/04/imagens-do-circuito-interno-de-escola-mostram-ataque-de-atirador-no-rio.html

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Design by Cleilton Silva | Bloggerized by Cleilton Silva - |