terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Habilidades Diretivas: Atitudes empreendedoras.


Atitudes empreendedoras
05/12/2012
Por Cleilton Alves da Silva


Ao longo de alguns dias estava pesquisando sobre o tema “Empreendedorismo” e a ver como poderia transmitir um pouco do que aprendi com meus colegas Euromimes sobre esse tema. Parece-me que existem alguns entraves para que eu realmente me sinta bem ao começar meu primeiro seminário na UNED, na disciplina de Habilidades Diretivas. Talvez o cansaço e a minha preocupação com a tese do mestrado estejam tomando meu tempo e raciocínio a serem dedicados às tarefas dessa disciplina. Decidi então investigar alguns livros e blogs sobre o assunto e procurar ser o mais simples e objetivo possível na minha explicação. Se isso vai acontecer, não sei, mas espero dar meu contributo aos meus colegas conjugando as teorias e autores que falam sobre “Atitudes Empreendedoras” com a prática que tenho em sala de aula.

O primeiro passo: fazer um roteiro básico para aula sobre Atitudes Empreendedoras (plano de aula).

Não posso começar a minha exposição a partir do nada, seria uma missão extremamente difícil. Por isso, lembrei-me dos cursos que havia feito sobre empreendedorismo no Brasil, especialmente os da rede de ensino profissionalizante SENAC. Dediquei-me inteiramente a relembrar o que aprendi nessa instituição e desde então fui pouco a pouco construindo o meu projeto de aula, pelo menos o primeiro esboço, mas ainda assim com um esforço enorme.


PLANO DE AULA
I. Tema:
- Atitude Empreendedora (Empreendedorismo)
II. Objetivo:
Refletir com os colegas Euromimes sobre a importância da atitude empreendedora na vida pessoal e profissional.
III. Conteúdo:
- Empreendedorismo
- Espírito empreendedor
- Características do empreendedor
- Atitudes Empreendedoras para o dia-a-dia
IV. Desenvolvimento da atividade:
(Bem essa parte eu deixarei para o momento da aula)
Mas desde então explico que tentarei usar mais dinâmicas para explicar os conceitos básicos do empreendedorismo. Tentarei explorar esse tema também partindo da perspectiva do protagonismo como um caminho para o desenvolvimento de competências pessoais e produtivas.
V. Recursos didáticos: (Computador, Áudio, vídeo, Powerpoint, Datashow, etc.) e fontes (filme, música, fotografias, quadrinhos, etc.).
VI. Avaliação: Realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa e somativa) através das atividades em aula.
VII. Bibliografia: Na última página desse artigo.


A partir desse esboço começo a detalhar nas páginas seguintes do que se trata realmente o termo “empreendedorismo” e, especificamente, sobre as “atitudes empreendedoras” na nossa vida pessoal e profissional.
Empreendedorismo

Definição:

O conceito de empreendedorismo foi estabelecido pela primeira vez em 1700, e seu significado evoluiu desde então. O conceito de “empreendedorismo” tem vários significados. De tantos documentos lidos e pesquisados, ficaria difícil chegar a uma única definição sobre o termo empreendedorismo.

Há muitos pontos de vista diferentes sobre o que faz alguém ser um empreendedor e o que é um empreendimento. Em certo sentido, a própria definição está evoluindo como o campo em si. Consequentemente, vemos na literatura uma grande variedade de possibilidades para este campo de trabalho.

Para alguns economistas, o empreendedor é aquele que está disposto a assumir o risco de um novo empreendimento, se houver uma chance significativa de lucro. Outros enfatizam o papel do empreendedor como um inovador que comercializa sua inovação. Ainda outros economistas dizem que os empresários desenvolvem novos produtos ou processos de acordo com as exigências do mercado.

No século 20, o economista Joseph Schumpeter (1883-1950) se concentrou em estudar o empreendedor para a inovação, melhoria e mudança. Schumpeter viu o empreendedorismo como uma força de "destruição criativa." O empreendedor realiza "novas combinações", contribuindo assim para tornar as velhas indústrias obsoletas. Formas estabelecidas de fazer negócios são destruídas pela criação de novas e melhores formas de fazê-las.

O especialista em empresas Peter Drucker (1909-2005) levou essa ideia adiante, descrevendo o empreendedor como alguém que realmente procura a mudança, reage a ela, e explora a mudança como uma oportunidade. Se atentarmos para as mudanças nas comunicações, por exemplo, (desde máquinas de escrever a computadores pessoais para a Internet) podemos ilustrar bem essas ideias.

No entanto, o conceito de um empreendedorismo parece estar mais ligado atualmente aos princípios e termos de negócios. Mas, é possível ver também o conceito de empreendedorismo a partir de uma perspectiva pessoal sendo exaustivamente explorado.

Na definição de Dornelas (2005, p.39), empreendedorismo é “o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades”.

Movendo-se para as definições formais, Ashoka, uma organização que promove a mudança social, chama de "empreendedores sociais", pessoas que abrem grandes e novas possibilidades em educação, saúde, meio ambiente e outras áreas das necessidades humanas. Assim, podemos dizer que os empreendedores como empresários lideram a inovação no comércio, já os empreendedores sociais impulsionam a mudança social.


Espírito empreendedor

O que faz de alguém um ser empreendedor?

Não existe um perfil definitivo. Os empreendedores bem sucedidos têm várias idades, níveis de renda, gênero e raça. Eles diferem em educação e experiência. Mas as pesquisas indicam que os empresários mais bem sucedidos partilham certos atributos pessoais, incluindo: visão, coragem, e competências como dedicação, criatividade, determinação, flexibilidade, liderança, paixão, auto-confiança, etc.

A motivação para iniciar um negócio é um dos temas mais importantes em pesquisas sobre empreendedorismo porque demonstra o grau de maturidade e desenvolvimento de um país. O que leva uma pessoa a começar um negócio por conta própria? Talvez a pessoa já tenha sido demitida uma ou mais vezes, às vezes a pessoa está frustrada com seu trabalho atual e não ver qualquer melhores e perspectivas de carreira no futuro. Às vezes, uma pessoa percebe que seu emprego está em risco. Talvez a pessoa já tenha sido preterida para promoção. Talvez a pessoa não tenha visto oportunidades nas empresas existentes, mesmo com seus interesses e habilidades. Enfim, existem várias razões para começar a empreender.

De acordo com alguns autores, há dois tipos principais de empreendedorismo: aquele buscado por necessidade e o motivado por oportunidade. Empreendedores por necessidade são aqueles que iniciaram um empreendimento autônomo por não possuírem melhores opções para o trabalho e precisam abrir um negócio a fim de gerar renda para si e suas famílias. Já os empreendedores por oportunidade optam por iniciar um novo negócio, mesmo quando possuem alternativas de emprego. Eles têm níveis de capacitação e escolaridade mais altos e empreendem para aumentar sua renda ou pelo desejo de independência no trabalho.

Enquanto o empreendedorismo por necessidade está mais suscetível à conjuntura econômica dos países e tende a diminuir quando a oferta de emprego é maior, o empreendedorismo por oportunidade tem maiores chance de sucesso e tem um forte impacto sobre o crescimento econômico de um país.

Independente da motivação, os países que apostam na capacitação dos empreendedores – seja por necessidade ou oportunidade – investem na geração de empresas mais eficientes e produtivas. Mesmo os empreendedores por necessidade podem gerar bons resultados para os seus negócios e transformar seus empreendimentos em oportunidade de novos ganhos.


Características do empreendedor
Pessoas que possuem um negócio próprio, os empresários, existem aos montes, mas são apenas alguns poucos deles que são de fato empreendedores. Um empresário pode ter adquirido uma empresa já formada, pode ter herdado o negócio da família ou pode ter aberto um pequeno negócio apenas como meio de subsistência, sem necessariamente ter grandes ambições empreendedoras.

Da mesma forma, muitas pessoas têm atitudes empreendedoras sem necessariamente possuir um negócio. Essas pessoas são determinadas, criativas, cheias de iniciativa, de visão, de coragem, auto-motivadas, com sede de aprender e dispostas a qualquer coisa para realizar suas ideias. Essas pessoas são funcionários, donas-de-casa, militantes de causas sociais, executivos, estudantes e que não têm a menor intenção de abrir um negócio próprio.

Assim, como características do empreendedor, podemos citar:

·         Visão: os empreendedores devem ter uma visão de onde eles querem chegar no futuro. Além disso, o empreendedor deve ser capaz de comunicar esta visão de uma maneira emocionante para funcionários e investidores, de modo que eles compartilhem a visão e estejam motivados para ajuda-lo a alcançar suas metas. Deve aprender a comunicar a sua visão ou a visão da sua empresa às pessoas que querem segui-lo.

·         Coragem (fórmula dos T-T-T):

Ø  TRY Courage (Coragem EXPERIMENTAL): a coragem da iniciativa e ação da tomada das primeiras tentativas, prosseguindo com esforços pioneiros.

Ø  TRUST Courage (Coragem CONFIANÇA): a coragem da confiança nos outros, deixar de ir à necessidade de controlar as situações ou resultados, tendo fé nas pessoas e estar aberto às mudanças.

Ø  TELL Courage (DIGA Coragem): a coragem da voz de sensibilização para questões difíceis, fornecendo feedback e compartilhando opiniões.

·         Criatividade: é a faísca que impulsiona o desenvolvimento de novos produtos ou serviços ou formas de fazer negócios. É o impulso para a inovação e melhoria. É o aprendizado contínuo, questionamento e pensamento fora de fórmulas prescritas.

·         Dedicação: é o que motiva o empresário a trabalhar duro, 12 horas por dia ou mais, até sete dias por semana. Planejamento e ideias devem estar juntos pelo trabalho duro para ter sucesso, e a dedicação faz isso acontecer.
·    Determinação: é o desejo extremamente forte para alcançar o sucesso. Isso inclui a persistência e a capacidade de se recuperar depois de tempos difíceis. Para o verdadeiro empresário, o dinheiro não é a motivação. Sucesso é a motivação, o dinheiro é a recompensa.

·     Flexibilidade: é a capacidade de mover-se rapidamente em resposta à evolução das necessidades do mercado. É ser fiel a um sonho e, ao mesmo tempo, estar atento às realidades do mercado.

Cada empreendedor possui essas qualidades em diferentes graus. Mas e se uma pessoa não tem um ou mais? Muitas habilidades podem ser aprendidas. Ou, alguém pode ser contratado que tem forças que o empresário não tem. O mais importante é estar ciente dos pontos fortes e desenvolvê-los.



Atitudes Empreendedoras
Quando eu comecei essa minha pesquisa, confesso que não me dava conta que seria para mim muito mais importante falar sobre as atitudes empreendedoras, do que somente falar do conceito de empreendedorismo, menos ainda sobre “empreendimentos”. Minha opinião é de que, obviamente, empreendedorismo não é uma habilidade, mas empreender ou ter atitudes empreendedoras sim.

Isso significa que, intuitivamente, consegui visualizar a escolha desse tema, que no fundo não foi lá nada tão democrático. Tendo eu chegado tarde à aula em que teríamos que escolher os temas, não me sobrava muitos dos 14 temas a serem abordados nos seminários da disciplina Habilidades Diretivas.  Mas esses questionamentos se foram.  Creio que me sinto satisfeito por estar falando sobre esse tema, que no fundo engloba todos os outros já abordados em sala de aula, pelo menos até a manhã de hoje, dia 5 de dezembro de 2012. São 07h15min da manhã, e por incrível que pareça, estou aqui escrevendo.

De tanto passar a noite lendo e montando a apresentação, posso dizer que consigo enumerar alguma coisa do que aprendi com as minhas pesquisas. Se não profundas, ao menos sinceras. Qualquer pessoa, e não apenas um empresário, pode adotar uma atitude empreendedora nas mais diversas situações, seja com o cliente, diante de um problema, durante uma reunião, ao montar a barraca de camping, ao ir a um show de rock ou dando banho no cachorro.  Assim, aqui estão algumas dicas baseadas na leitura e releitura dos textos investigados:
  
·         Comece seu dia com planejamento: Faça uma agenda com o que você acredita ser mais importante e mais urgente no seu dia e exclua a atividade sempre que a concluir. O planejamento de ações ajuda a realizar as atividades com mais agilidade;

·         Delegue atividades: Obviamente você não conseguirá fazer tudo o que precisa sozinho e é por este motivo que existem pessoas capazes de te ajudar e que farão seu trabalho andar mais rápido. Aprenda a dividir tarefas;


·         Crie contatos: Se você não sabe tudo (nem tem condições de saber), pelo menos precisa conhecer quem sabe. Monte um banco de dados com pessoas que podem te ajudar em situações específicas como eventos, reuniões, materiais gráficos etc.;

·         Tenha atenção com seu trabalho: Desenvolva sua habilidade de concentração e evite erros simples nas atividades mais rotineiras;

·         Seja proativo: antecipe-se às situações e prepare o ambiente. Faça o que tem de ser feito antes que te peçam;

·         Fique longe de negatividade: os seres humanos são animais imperfeitos e uma de nossas falhas mais universais é culpar as forças externas para o que deu errado em vez de tomar a responsabilidade por nossas ações. Quando possível, tente ficar longe de pessoas que não são otimistas. Pessoas cheias de cinismo são assassinas de sucesso.

·         Aja com diplomacia: Não entre em uma discussão em troca de nada, pois a pessoa com quem você conflitar pode apresentar uma oportunidade de negócio em outra ocasião;

·         Deixe o seu trabalho promover a você, e não suas palavras: auto-promoção é para perdedores e se você estiver fazendo isso, aprender a parar. As pessoas estão muito envolvidas em suas próprias vidas para realmente se importar com o que você está fazendo, quanto dinheiro você está fazendo, etc., a menos que de alguma forma, você as envolva ou as interesse. Independentemente de como você é bem sucedido, é melhor manter-se humilde;

·         Ver o problema como oportunidade: extrair a solução do próprio problema é uma atitude muito inteligente e, com bastante atenção, a oportunidade surge da adversidade;

·         Superar qualquer obstáculo: sobrepujar os limites, desafiar, questionar o status quo, duvidar dos paradigmas impostos, provocar discussões, romper com padrões pré-estabelecidos. Caracteriza aqueles que são determinados e perseverantes. Não desistam nunca.

·         Inove nos detalhes: Faça de uma tarefa costumeira uma grande apresentação. Exercite sua criatividade e surpreenda;

·         Use a ousadia: Faça aquilo que a maioria das pessoas não faria, seja por vergonha, medo, preguiça ou outra razão qualquer. Não deixe escapar uma oportunidade;

·         Em muitos casos, tenacidade é uma virtude, não Paciência: nunca confie no que você fez ontem, independentemente do quão grande, porque se você não produzir com a mesma tenacidade, você nunca vai crescer. Nós somos criaturas de hábito e este é um que você deve quebrar para sobreviver.

·         Leia, mas questione o autor. Ouça mas questione a notícia: uma pessoa só terá uma empresa de sucesso ou se ela está blogando sobre uma lista de projetos futuros.

·         Acredite que o trabalho que está fazendo vai valer a pena: a razão pela qual muitas pessoas não iniciam seu próprio negócio é porque mentalmente não conseguem superar a dúvida quanto a saber se o trabalho que eles estão fazendo valerá a pena. Eventualmente, essa dúvida leva a acabar com os nossos sonhos.

·          “Tenha Fome, Seja Tolo”: nunca esteja satisfeito. Busque constantemente informações, conhecimento, novas maneiras de fazer uma mesma coisa. A fome de conhecimento e o reconhecimento da própria ignorância são algumas das peças-chave do desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.


Bibliografia:

ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia. Capital social e empreendedorismo local. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BORNSTEIN, David. Como mudar o mundo: empreendedores sociais e o poder das novas idéias. Editora Record, São Paulo.
 DELLA NINA, Elide T. Palestra - Dar e receber feedback. GAIA, 2007.
DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Campus: Rio de Janeiro, 2005.
DRUCKER, P.F. Inovação e espírito inovador. Pioneira Thompson: São Paulo, 2001.
MACHADO, H.P.V. Características do comportamento empreendedor: um estudo com homens e mulheres empreendedoras. FGV: São Paulo, 2004.


Para Navegar:
Ashoka: o site da organização traz informações, notícias e histórias de empreendedores sociais brasileiros e de outras partes do mundo. http://www.ashoka.org.br/
Revista Você S/A / Especial Empreendedores: seção do site com artigos, dicas e conselhos de especialistas em empreendedorismo. http://vocesa.abril.com.br/
Semana Global do Empreendedorismo: site da versão brasileira do Movimento Global pelo Empreendedorismo que mobiliza estudantes, profissionais, empresas e faculdades. http://www.semanaglobal.org.br/
Jogos que desenvolvem o perfil empreendedor:
Filmes inspiradores para jovens empresários:
O maior estudo mundial sobre empreendedorismo: http://www.gemconsortium.org/docs/download/2409

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