terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Projeto torna Maracanã mais sustentável: estádio terá captação de energia solar e economia de água potável

Templo do futebol, o estádio do Maracanã vai apresentar o que há de mais novo em sustentabilidade e design ambiental.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro fechou parceria com a Light para instalar em toda a cobertura da arena placas fotovoltaicas para captação de energia solar, e, no futuro, o sistema será integrado a outros prédios do entorno, como Maracanãzinho, Estádio Célio de Barros, Parque Aquático Júlio de Lamare e Uerj.

A Light assumirá o investimento para a implantação e manutenção dos painéis. A parceria prevê ainda R$10 milhões para que o Estado invista em eficiência energética (troca de lâmpadas, climatização e mais) em outros bens públicos.

O convênio Maracanã Solar vai gerar energia limpa equivalente ao consumo de 240 residências, evitando a emissão de 2.560 toneladas de CO2 na atmosfera. Todo o projeto seguirá o sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um certificado de liderança em energia e design ambiental do Green Building Council (GBC), concedido somente a empreendimentos com alto desempenho ambiental e energético.

Além disso, o estádio terá dispositivos para economizar em 30% a água potável e captar água de chuva para a irrigação dos gramados e funcionamento dos banheiros, com torneiras inteligentes e descargas ecológicas. O Maracanã receberá também um moderno sistema de iluminação com lâmpadas LED em 23.500 luminárias de baixa manutenção e longa vida útil.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Design by Cleilton Silva | Bloggerized by Cleilton Silva - |