Edição 2013 do Autocad exibe projeto brasileiro para a Copa do Mundo
Rafael Massimino - São Paulo
O projeto do novo Estádio Nacional Mané Garrincha vai estampar a capa da versão 2013 do software de arquitetura mais popular do mundo, o Autocad.
A escolha da arena de Brasília, palco de sete jogos da Copa de 2014, faz parte da estratégia de marketing da Autodesk, fabricante do programa, de aumentar em 30% o número de clientes no Brasil em 2012. Isso por conta do crescimento econômico e do número de obras espalhadas pelo país.
“Exceto a China, não sei se há outro lugar no mundo com tantas obras de infraestrutura, o que torna a indústria da construção brasileira muito importante”, diz Nicolas Mangon, diretor de Marketing da empresa.
Mas além da visibilidade proporcionada pelo Mundial e do crescimento da economia brasileira, o Mané Garrincha tem outro diferencial sedutor.
Projetado pelo escritório Castro Mello Arquitetos, o estádio pretende ser o primeiro fora dos Estdos Unidos a conquistar o certificado de construção sustentável Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) em seu grau máximo, o platinum.
Projetado pelo escritório Castro Mello Arquitetos, o estádio pretende ser o primeiro fora dos Estdos Unidos a conquistar o certificado de construção sustentável Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) em seu grau máximo, o platinum.
O Mané Garrincha terá fachadas ventiladas para reduzir o gasto com ar-condicionado, vidros especiais para ampliar a iluminação natural, cisternas para o armazenamento de água da chuva e placas fotovoltaicas para a geração de energia elétrica.
Quando o estádio de 72 mil lugares estiver em funcionamento, o objetivo é que consuma metade da energia de um edifício convencional do mesmo porte.
“Não existe hoje, no mundo, nenhum estádio em projeto que pretenda atingir a certificação máxima”, diz Vicente de Castro Mello, coautor do projeto. “É por isso que o Estádio Nacional chama tanta atenção.”
Carbono
Um estádio verde, que será visto por uma multidão de telespectadores durante a Copa, surge como a vitrine ideal para uma fabricante de software com mais de 20 milhões de clientes nas áreas de arquitetura, engenharia e construção em vários países.
Afinal, a construção de edifícios é responsável por 40% do carbono lançado na atmosfera. Amenizar os efeitos do setor no aquecimento do planeta está na ordem do dia.
Os governos de EUA e China, os países mais poluidores do mundo, tentam reduzir a pegada de carbono dos seus edifícios públicos exigindo certificados de construção sustentável.
Segundo Mangon, a versão 2013 do Autocad aperfeiçoou suas ferramentas de análise energética para responder a essa demanda. O programa permite que os arquitetos meçam a eficiência dos edifícios por meio de um estúdio virtual que opera em nuvem.
“Trata-se de exportar a geometria em 3D para uma ferramenta chamada green building studio, que calcula o consumo de energia para cada hora e cada dia do ano”, explica Mangon.
Certificado
O certificado Leed é baseado em um sistema de pontuação que avalia itens como energia, água e reciclagem de resíduos. Caso o edifício atinja economia de 20% nesses quesitos, pode receber a certificação simples.
Quanto maior a eficiência, maior a pontuação e o nível do certificado, que pula para silver (prata), gold (ouro) eplatinum (platina). No país, 525 projetos estão em processo de certificação pelo GBC Brasil (Green Building Council Brasil). A lista inclui os 12 estádios da Copa de 2014.
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vinculou o financiamento de até R$ 400 milhões para as arenas à obtenção do certificado. A maioria, no entanto, pretende obter o nível mais simples do certificado.
“No caso de Brasília, todas as reduções são acima de 50%. O salto de gold para platinum, que são quase 20 pontos, foi obtido graças à geração de energia solar”, explica Mello.
O Mané Garrincha terá placas fotovoltaicas com capacidade de gerar até 2,5 MW por ano. O suficiente para abastecer duas mil residências. O grau de certificação só é determinado depois da obra.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.