terça-feira, 30 de outubro de 2012






















Kassaquila Professore!


Essa é apenas uma amostra do meu livro, que está sendo publicado. Nesse livro conto as minhas histórias vividas em África.





Hoje aprendi a criar portfolios. Criei meu portfolio de estágio e aproveitei para melhorar também meu CV online.
Visitem meu CV online.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

INSTITUTO MÉDIO POLITÉCNICO DO SUMBE - ANGOLA


Hoje faço um relato sobre meu trabalho no IMP, através da aula do professor Antonio Medina da UNED, Madrid.

Este trabalho tem como finalidade relatar os projetos pedagógicos e as aulas no Instituto Médio Politécnico do Sumbe, ao cargo dos professores Cleilton Alves da Silva, da gestora Lília Mascarenhas e toda equipe Brasileira.

Este registro engloba a elaboração do projeto político-pedagógico, a I Jornada Científica do Instituto e a capacitação professores locais, bem como os acontecimentos em sala de aula que esclarecem o comportamento do alunado, a aplicação de avaliação constante dos mesmos e do decorrer da aplicação dos projectos.

Abaixo fotos e vídeos:

I JORNADA CIÊNTÍFICA DO INSTITUTO MÉDIO POLITÉCNICO DO SUMBE




USANDO TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA (IMP-SUMBE)



I CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO IMP-SUMBE


EDUCAÇÃO AMBIENTAL - COLETA SELETIVA DE LIXO (IMP-SUMBE)



sábado, 27 de outubro de 2012

CRIANDO COM TECNOLOGIAS

Todos os segmentos da sociedade já utiliza o computador, pela sua capacidade de armazenar dados e processá-los com rapidez e segurança. As Escolas também devem ser instigadas pela evolução tecnológica. Vários são os recursos pedagógicos ligados à tecnologia.
As Escolas ainda têm muitas dificuldades em absorver as novas tecnologias por diversos motivos, entre eles, o conservadorismo, os aspectos financeiros, culturais e acima de tudo por falta, no mercado, de profissionais conhecedores das multiferramentas e ao mesmo tempo, conhecedores de rotinas escolares, com todas as suas particularidades administrativas e educacionais. São pocos os pedagogos com formação adequada em Informática,e poucos os profissionais de informática com formação pedagógica.
A tecnologia ligada à Educação propicia ambientes pedagógicos dinâmicos que contribuem para a descoberta de novos talentos, estimulando o potencial humano criativo, com o objetivo de promover o desenvolvimento individual e coletivo, através da manipulação de diferentes materiais e contato com diversas linguagens.
A Maquete Digital pode ser descrita como uma ferramenta de trabalho, pois nos auxilia a compreender melhor os espaços e as soluções espaciais que estão sendo propostas por profissionais da construção civil.
Por isso, os alunos e professores do curso técnico em Administração de Condomínios do CEEP (Centro Educacional de educação Profissional José Figueiredo Barreto), em Aracaju, estão trabalhando juntos, analisando e criticando as possibilidades do computador e suas aplicações. Em síntese, integrando os recursos e conhecimentos tecnológicos aos planejamentos escolares poderemos estimular o nosso potencial criativo.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Livros acadêmicos de Tecnologia


27/09/2011
Obras estão disponíveis para download gratuito. Livros fazem parte da coleção da Cultura Acadêmica, braço da Editora da UNESP

A Universidade Estadual Paulista (UNESP) está disponibilizando títulos acadêmicos em formato digital para download gratuito. Veja quais são os livros de Tecnologia disponíveis para download:

Tecnologia

Criação, proteção e uso legal de informação em ambientes da world wide web

Autor: ARAYA, ELIZABETH ROXANA MASS e VIDOTTI, SILVANA APARECIDA BORSETTI GREGORIO
O livro ajuda a conhecer as implicações quanto ao fluxo da informação e seus aspectos simbólicos, bem como saber sob quais condições a lei de direitos autorais estabelece que essas práticas devam acontecer.

Cultura contemporânea, identidades e sociabilidades

Autor: CASTRO, ANA LÚCIA DE
Este livro reúne a reflexão acerca das identidades na cultura contemporânea,realizada por pesquisadores que participaram do Seminário: Cultura contemporânea, corpo e novas tecnologias: diálogos em torno das identidades.

Gestão, mediação e uso da informação

Autor: VALENTIM, MARTA
O livro "Gestão, mediação e uso da informação" vai ao encontro dos estudos teóricos e metodológicos de objetos e fenômenos que envolvem a gestão, a mediação, uso e apropriação da informação em distintos ambientes.

Gestão, mediação e uso da informação

Autor: VALENTIM, MARTA
O livro "Gestão, mediação e uso da informação" vai ao encontro dos estudos teóricos e metodológicos de objetos e fenômenos que envolvem a gestão, a mediação, uso e apropriação da informação em distintos ambientes.

Televisão digital

Autor: GOBBI, MARIA CRISTINA e KERBAUY, MARIA TERESA
Constituem a obra capítulos derivados de diferentes perspectivas acerca do tema da televisão digital terrestre, compondo um panorama prismático de diversos aspectos integrantes da inovação a partir das plataformas já existentes e da problemática da implantação, abarcando tópicos distintos componentes da implantação e manutenção do novo sistema.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Obras da Copa 2014 (Outubro de 2012)


Projeto do Estágio Nacional de Brasília é capa do Software de Arquitetura Autocad.

O texto abaixo fala sobre as obras que estão por todo o Brasil para a copa do mundo de 2014. Como estou sempre a ler sobre isso, achei interessante postar no meu diário de aprendizagem. Interessa-me conhecer como andam os projetos para a copa, principalmente sobre a capacitação dos trabalhores para receber os turistas (ou seja, da parte humana). E como esse resumo é o do mês de outubro, deixo aqui regisitrado um vídeo do Ministério do Esporte, divulgado na manhã desta terça-feira com imagens atualizadas mostrando a evolução das obras nas cidades que receberão partidas da próxima Copa do Mundo de 2014. 

Nele, pode-se observar o andamento das reformas em alguns estádios, aeroportos e portos. 
Confira, abaixo:


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Brasil se torna o segundo maior país com presença no Facebook


O Brasil finalmente ultrapassou a Índia em número de usuários no Facebook. Nos últimos meses a disputa pela segunda colocação no ranking de usuários ativos esteve acirrada. No primeiro lugar, ainda se encontram os Estados Unidos, onde a rede social foi criada, com quase 157 milhões de usuários.
Logo do Facebook com as cores da bandeira do Brasil (Foto: Reprodução)Logo do Facebook com as cores da bandeira do Brasil (Foto: Reprodução)
De acordo com os dados, o Brasil tem hoje cerca de 46 milhões de usuários ativos contra 45 milhões da Índia. Somente nos últimos três meses, a rede social cresceu 22,24% aqui, enquanto no outro país o crescimento foi de apenas 5%. Esses dados foram coletados pelo site Socialbakers, que previu este crescimento em março. Na época, o ranking mostrava o Brasil em quarto lugar, Indonésia em terceiro e Índia em segundo. Segundo o comunicado do site, "Brasil e Índia têm brigado pela segunda posição há um bom tempo, mas o Brasil finalmente superou seu rival."
Países no Facebook (Foto: Socialbakers)Lista mostra países com mais usuários ativos no Facebook. (Foto: Socialbakers)
Este salto para a segunda colocação no ranking mostra que o Facebook se tornou a rede social favorita do brasileiro, que tinha o Orkut desde 2004 na primeira colocação. Um dos motivos do crescimento pode ser a popularização da Internet móvel pré-paga e a queda no preço dos computadores.
Facebook IPO
mark facebook (Foto: Divulgação)Mark Zuckerberg (Foto: Reprodução)
Com o sucesso, o Facebook iniciará a oferecer suas ações para investidores. Essa iniciativa é esperada com uma certa ansiedade pelo mercado financeiro e pelo mundo da tecnologia como um todo, principalmente depois da compra do Instagram por parte da rede social de Mark Zuckerberg .
De acordo com fontes anônimas do jornal, a ideia é que o Facebook apresente suas ações no mercado na próxima segunda-feira (07/05), criando assim uma janela de negociações que vai durar pelo menos dez dias. No dia 18 de maio, as primeiras ofertas públicas por essas ações serão feitas, e então saberemos quais são as empresas e empresários que investirão na rede social. Confira nosso infográfico.

Guilherme GodinPara o TechTudo
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/05/brasil-se-torna-o-segundo-maior-pais-com-presenca-no-facebook.html

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Redes sociais nas escolas: proibir ou liberar?



Nas escolas públicas de São Paulo é lei: o uso de telefones celulares nas salas de aula está terminantemente proibido. Mas do outro lado dessa história, alguns professores do ensino privado inovam e até incentivam o uso desses aparelhos e até das redes sociais em suas aulas.

"O aluno pode usar o celular, desde que seja para aprender", diz o professor Mario Galvão. "A escola também precisa saber que, hoje, o uso desses aparelhos é importante".

Especialistas dizem que o uso da internet em sala de aula aumenta a motivação dos alunos; tanto pela novidade, quanto pelas possibilidades de pesquisa que oferece. Essa motivação fica ainda maior quando o professor “entra na dança” e sugere o uso da tecnologia em um clima amigável; de confiança e abertura com os alunos.

Há pouco mais de dois anos, o professor Mario Galvão começou a fazer experimentos com o uso das redes sociais em suas aulas para o ensino médio e em faculdades. Através do Twitter, Facebook e Linkedin, ele criou novos canais de comunicação com os estudantes. A ideia, segundo ele, era ir além da aula tradicional para deixar o ensino – além da mais divertido – mais próximo do cotidiano dos alunos.

"Nós temos um contato direto com a rede social, e não há como banir o uso desses sites durante as aulas. Então, já que estamos no Facebook e no Twitter, podemos utilizar essas redes para nos ajudar a crescer no entendimento da matéria", afirma o estudante Matheus Finardi. Já Áurea Camargo, também estudante, disse que é viciada em redes sociais, e que não esperava o uso dessas páginas durante as aulas. "Quando tive minhas primeiras aulas com o professor, achei que seria algo muito normal, com uso apenas da louza. Mas foi bem diferente: nosso mestre começou a escrever algumas dicas de ensino no Twitter e no Facebook, e achei isso um máximo".

Hoje, quando pede um trabalho que possa ser apresentado em vídeo, foto ou qualquer outra forma de expressão artística, o professor usa uma página no Facebook para que os alunos possam compartilhar suas criações e também ver os trabalhos dos colegas.

"Os estudantes acabam curtindo os status e, a partir dali, já até posso ter uma base de nota para qualificar os trabalhos. Isso ajuda bastante porque os alunos recebem os resultados bem antes do esperado", declarou o professor Galvão.



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

10 coisas que a internet está mudando no seu cérebro


Você sabe qual o efeito da internet no nosso cérebro? Na era digital, a tecnologia está modificando alguns hábitos dos seres humanos

imagen-relacionada

Crédito: Shutterstock.com
Então, o que exatamente a internet fazendo com nossos cérebros?
tecnologia modifica cada vez mais o nosso cotidiano. Seja na maneira de estudar ou naforma de aprender, tudo que está conectado com a internet faz parte da nossa rotina. Porém, alguns cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, começaram a notar que a internet não tem servido apenas para satisfazer as curiosidades dos nossos cérebros, mas também reestruturá-los. Então, o que exatamente a internet fazendo com nossos cérebros? Confira as 10 mudanças que a internet está fazendo com o seu cérebro:

10 coisas que a internet está mudando no seu cérebro: 1. Memória
A internet representa o nosso disco rígido externo. Ela agora faz o papel da memória; nós não temos mais que lembrar números de telefone ou endereços. Precisamos apenas pegar as informações no nosso e-mail ou procurar no Google.


10 coisas que a internet está mudando no seu cérebro: 2. Aprendizagem

Com a internet, as crianças estão aprendendo de forma diferente. Você se lembra de todas as suas aulas de história que exigiam a memorização de datas, nomes e pequenos detalhes? As crianças não fazem mais isso. Com as bibliotecas online a memorização já não é uma parte necessária na educação. Oseducadores estão começando a entender que a informação está chegando cada vez mais rápido, e a memorização de certos fatos desperdiça o poder do cérebro de manter informações mais importantes.


10 coisas que a internet está mudando no seu cérebro: 3. Atenção

Alguma vez você já atualizou seu Facebook enquanto ouvia música e mandava mensagens de texto? Se isso acontece com frequência você já experimentou o fenômeno da atenção parcial e o seu impacto sobre o cérebro. O que ainda não se descobriu sobre a atenção parcial é se ela não passa de uma distração ou uma adaptação do cérebro para o fluxo constante de estímulos.


10 coisas que a internet está mudando no seu cérebro: 4. Pesquisas

As pessoas estão ficando cada vez melhores na busca de informações. Embora não possamos lembrar de tudo, estamos melhorando a capacidade de encontrar as informações que precisamos. Isso acontece porque os recursos intelectuais usados para reter fatos e informações já está se adaptando às novas tecnologias e se tornando altamente qualificado em lembrar onde se pode encontrar as coisas.


10 coisas que a internet está mudando no seu cérebro: 5. Aumento do Q.I

Na era da tecnologia, jogosvídeos e redes sociais o grande questionamento dos pesquisadores é: as novas tecnologias estão deixando os nossos cérebros mais esquecidos? Pelo contrário, depois do surgimento de novas tecnologias como TwitterFacebook e Google, estamos ficando mais espertos e adquirindo novas habilidades. O QI está aumentando ao longo do tempo.


10 coisas que a internet está mudando no seu cérebro: 6. Concentração

Com a quantidade de informações em pouco tempo, a nossa concentração está sofrendo. Está cada vez mais difícil fazer uma leitura profunda sem usar a internet ou mexer no celular. Nosso tempo online é tão grande que quando paramos para fazer uma leitura mais complexa o cérebro se desinteressa e não se concentra na atividade.


10 coisas que a internet está mudando no seu cérebro: 7. Relevância

Com tanta informação disponível na internet, os cérebros já estão se adaptando a seleção de conteúdo por relevância. Cabe aos leitores e consumidores de informações determinar o que é relevante e confiável. Com a prática os cérebros estão ficando cada vez melhores nessa tarefa.


10 coisas que a internet está mudando no seu cérebro: 8. Vício

O ser humano está cada vez mais fisicamente viciado em tecnologia. Mesmo depois de desligar, muitos usuários da internet sentem desejo pela a estimulação recebida dos gadgets. E a necessidade de estar conectado é crescente.


10 coisas que a internet está mudando no seu cérebro: 9. Distração

Em vez de se concentrar em tarefas importantes ou pesquisar informações para uma boa utilização, o cérebro está distraído com e-mails, redes sociais, e outras tentações da internet.


10 coisas que a internet está mudando no seu cérebro: 10. Pensamento criativo

Alguns especialistas acreditam que a memorização é fundamental para a criatividade, só que com a perda da memória o pensamento criativo fica comprometido. Embora a criatividade tenha aumentado com o uso da tecnologia, o pensamento criativo deve ser feito de novas e diferentes maneiras.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

So.cl, rede da Microsoft para estudantes e pesquisas acadêmicas


A Microsoft liberou na última semana a So.cl, um site com uma interface semelhante a dos já conhecidos Facebook e Google Plus. Mas aqui, a interatividade está principalmente no ensino e discussão de novos conteúdos, já que o serviço apresenta ótimos benefícios para quem é estudante.


A conexão pode ser feita de duas maneiras: por sua conta da Windows Live ou pelo Facebook. Logo ao acessar a página inicial, o site exibe alguns dos tópicos mais discutidos naquele momento, além de dicas do que você pode acessar de acordo com as suas preferências de usuário. Aqui neste menu lateral, à esquerda, se localizam as opções para postagem, perfil, interesses e o feed de notícias dos seus contatos, pois, assim como no Twitter, é possível seguir outras pessoas. E não é só isso: as tags também podem ser seguidas, criando comunidades específicas segundo o seu gosto pessoal.

Usando o Bing como motor de buscas, você pode fazer suas pesquisas usando uma barra personalizada no topo da tela. Os termos, imagens ou vídeos pesquisados são organizados na rede e compartilhados em seu mural. A princípio, eles ficam visíveis para todos os usuários ou apenas para os seus amigos, mas podem ser alterados em suas configurações de privacidade. A So.cl também permite aprovar esses conteúdos através de um emoticon, que funciona como o "curtir" do Facebook, mas nós o apelidamos de "Smile".

Outra opção interessante é a "Riff", que possibilita a postagem de pesquisas direto no seu perfil e adicionar comentários, sem muita complicação. Por fim, o "Video Parties" é uma forma interessante para reunir colegas e fazer conferências em grupos, já que é possível montar uma lista de vídeos educacionais e conversar via chat com outros usuários em tempo real.

Além de proporcionar o compartilhamento de mídia, a So.cl não pretende concorrer nem substituir as ferramentas de outras redes sociais. Como a própria Microsoft disse, o serviço foi criado para se integrar com sites já conhecidos do público, como Twitter, LinkedIn, Facebook, Google+ e tantos outros, e unificar todas as formas de conhecimento para auxiliar os estudantes em trabalhos e pesquisas escolares. E aí? Que tal descobrir novas formas de aprendizado com a So.cl?


31 de Maio de 2012 | 19:05h

terça-feira, 16 de outubro de 2012

50 razões para usar o Facebook em sua sala de aula


Quer tirar a monotonia da sala de aula? Confira 50 motivos para usar o Facebook na sala de aula e melhorar a aprendizagem dos seus alunos 

imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com

O professor pode lembrar os alunos de datas e eventos importantes direitamente pelo Facebook


No início, o Facebook era uma rede social exclusivamente para estudantes universitários. Mas, com o crescimento da sua popularidade, ele acabou sendo adotado por todos, desdeestudantes de graduação até as vovós. Porém, não foi somente a popularidade que cresceu, a sua utilidade aumentou também. Os educadores estão começando a perceber o potencial que o Facebook tem dentro da sala de aula, não somente como uma distração, mas como uma ferramenta de aprendizagem colaborativa.

Enquanto algumas escolas e professores podem ser cautelosos em introduzir tal plataforma de entretenimento em sua sala de aula, outros educadores já exergaram grandes benefícios no uso de mídias sociais. Na verdade, a professora Elizabeth Delmatoff, em Portland, nos Estados Unidos, viu um aumento de 50% nas notas após a implementação de um programa de mídia social em sua sala de aula. Como o Facebook pode beneficiar a sua classe? Descubra 50 maneiras:


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Diversão

Trazer o Facebook para a sala de aula é divertido. Quase todos os alunos já estão familiarizados com a rede social, e a maioria deles está animado para ser capaz de usar o site como uma forma de aprendizagem colaborativa.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: É grátis

Escolas pagam milhares de dólares para sistemas de colaboraçãoarmazenamento digital, e decomunicação, mas o Facebook faz todas essas coisas, e o melhor: de graça.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Atenção dos alunos

Muitos professores estão familiarizados com sistemas comunitários na sala de aula, mas os alunos normalmente só entram quando necessário. Usar o Facebook na sala de aula vai fazer com que os alunos prestem mais atenção, assim eles não vão precisar verificar a rede social várias vezes por dia.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Compartilhamento de calendários e eventos

Calendários e eventos são super fáceis de compartilhar na plataforma. O professor pode lembrar os alunosde datas e eventos importantes direitamente pelo Facebook.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Habilidades do século 21

Um estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, descobriu que os sites de redes sociais como Facebook ajudam os alunos a praticar as habilidades que eles precisam para ter sucesso no século 21.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Compartilhamento além da sala de aula

Facebook e outras ferramentas de mídia social abrem a possibilidade para que os alunos compartilhem o que aprenderam não apenas com seus colegas, mas com todo o mundo.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Recursos online convenientes

O Facebook, assim como as outras mídias sociais, é um recursos online muito conveniente. Postar links no grupo da sala de aula facilita a visualização dos estudantes e, consequentemente, o compartilhamento.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Uso produtivo

A maioria dos estudantes usa o Facebook para conversar com amigos ou passar o tempo na internet, mas usá-lo em sala de aula vai ensinar os alunos a usar a ferramenta de forma produtiva.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Ajuda aos alunos ausentes

Os estudantes que faltaram na aula podem ficar atualizados e pegar a matéria com a turma por meio do grupo da sala no Facebook.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Fórum de discussão

Os alunos que participam de atividades extracurriculares podem usar Facebook para manter contato por meio de um fórum de dicussão, deixando todos os estudantes atualizados.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Programação de atividades de aprendizagem

Registre no grupo do Facebook uma atividade diferente por dia, para utilizar como um ponto de aprendizagem, para serem apreciadas em conjunto e citadas em aula.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Estímulo da colaboração

Facebook estimula a colaboração, uma vez que todos os participantes podem falar e trabalhar juntos na rede. O que impossibilita a falta de participação em sala.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Discussão do uso adequado

Para o sucesso das mídias sociais em sala de aula, é preciso definir e discutir com alunos as formas mais adequadas para utilizar o Facebook.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Laço social

Professores e alunos podem se beneficiar do laço social criado pela interação no Facebook.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Acesso aos trabalhos extras

Os professores podem postar atribuições ou trabalhos extras apenas para os estudantes que estão necessitando, sem que haja uma maior exposição de alunos.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Material de revisão

Depois de definir as matérias da prova, você pode facilmente selecionar links, fotos, anotações e outros recursos que são essenciais para a revisão. O que é útil tanto para os professores quanto para os estudantes.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Desenvolvimento profissional

O Facebook é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento profissional. Os estudantes não são os únicos que podem se beneficiar usando a rede social, professores também podem usá-lo para o desenvolvimento profissional.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Participação ativa

Os estudantes podem participar de palestras e usar o Facebook de forma interativa. Isso irá resultar em uma aprendizagem ativa.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Envolvimento dos familiares

Para envolver os familiares nas atividades acadêmicas, compartilhe menus de almoço, lembretes importantes, atividades, eventos, fechamento e notas especiais através de uma página no Facebook para seus alunos e familiares.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Disponibilização de aulas e notas

Os alunos podem ler as notas e as aulas em qualquer lugar onde haja Internet, logo após a publicação no Facebook.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Horário de aulas

Quer lembrar seus alunos atrasados quais são as aulas do dia? Os estudantes podem receber atualizações no Facebook por texto, permitindo que ele entre em contato antes de chegar atrasado para a sua aula.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Aprendizagem sobre a mídia social em um ambiente seguro

Ao usar o Facebook em sala de aula, você pode ensinar aos alunos sobre o uso seguro dos meios de comunicação social.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Economia de papel

Com o uso do Facebook e das outras mídias sociais, o número de papéis utilizados diminuem, o que consequentemente ajuda o meio ambiente.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Realização de pesquisas

Caso seja necessário pesquisar sobre a genealogia, por exemplo, ou fazer uma enquete informal, os alunos podem usar seus amigos do Facebook para reunir informações e realizar pesquisas.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Lembretes

Essa plataforma é ótima para criar memorandos. Os estudantes podem ser ajudados com lembretes que aparecem no seu feed de notícias do Facebook.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Compartilhamento do progresso

Quer saber como projetos dos seus alunos estão indo? Peça fotos das obras em andamento, e poste no grupo da sala.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Menos distração

Alguns professores descobriram que o uso do Facebook e outros sites de mídia social para a educação significa que os alunos estão menos tentados a usá-las inadequadamente durante a aula, ou seja, menos distração.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Alunos tímidos podem brilhar

Os alunos tímidos que de certa forma não conseguem se expressar em sala, podem se sentir mais confortáveis de contrubuir por meio do Facebook.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Compartilhamento de recursos com os colegas

O Facebook permite que os professores compartilhem, entre eles, recursos para o ensino, economizando tempo e enriquecendo a experiência dos alunos dentro da sala de aula.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Crianças e pais podem falar sobre as atividades

Quando os pais estão acompanhando o andamento das aulas, eles nunca terão que se perguntar o que aconteceu na escola, assim eles podem construir um diálogo sobre o que foi discutido em sala.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Disseminação da mídia

Professores, alunos e pais podem postar fotosvídeos e perguntas, compartilhando diálogos e recursos no Facebook.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Projetos em grupo

Os alunos podem formar grupos para projetos de aula, compartilhar informações e reunir tudo isso com o envolvimento único nas tarefas.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Mostrar e dizer

Os estudantes não podem ser capazes de trazer o material completo para a sala de aula, mas fotos e vídeos podem ser compartilhados no Facebook.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Debates online

O Facebook permite ampliar a discussão em sala de aula, onde os alunos podem passar mais tempo na aprendizagem ativa e nos debates.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Interação com o corpo docente

Facebook quebra as barreiras, tornando os professores socialmente mais disponíveis para os alunos, o que torna o relacionamento mais fácil entre eles.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Contribuição extra de usuários

Os professores podem facilmente convidar especialistas para dialogar nas páginas do Facebook, o que provoca um novo nível de discussão e envolvimento.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Importância da criação de conteúdo

Em vez de simplesmente consumir conteúdo publicado, no Facebook os alunos podem criar, postar discussões, e utilizar os recursos.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Aprender os nomes e rostos

Com as constantes atualizações e a forte interação, os docentes podem usar o Facebook para melhorar a memória, e associar nomes e rostos da sala de aula.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Interação ao redor do mundo

Muitos professores usam o Facebook para o ensino de línguas estrangeiras, em parceria com estudantes que já falam idiomas diferentes.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Ajudar novos alunos

O Facebook é uma grande ferramenta para ajudar os estudantes a se integrar na vida social e acadêmica de uma nova escola, independentemente de escola ou faculdade.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Pesquisa com alunos

Faça perguntas no Facebook para obter respostas rápidas dos seus alunos. Os professores podem fazer isso usando ferramentas de votação no próprio site.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Feedback instantâneo

Descubra rapidamente, e de forma super simples, o que os alunos pensam de uma aula ou ideia de atividade.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Conexão em qualquer lugar

Mesmo se não puderem ver as informações na aula, o aluno pode verificar em casa ou usar o Facebook em seus dispositivos móveis para se manter atualizado em todos os momentos.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Compreensão dos interesses dos alunos

Quando os alunos fazem os seus dados de perfil disponíveis, os professores podem saber mais sobre ele, principais interesses, autores favoritos entre outras informações, permitindo a sugestão de tópicos e vídeos de seu interesse.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Aplicativos de aprendizagem

No Facebook você pode encontrar toneladas de aplicativos para a aprendizagem em sala de aula, incluindo as fórmulas matemáticas, aplicações de apresentação de slides, notas de aula entre outros.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Relacionamento

Os estudantes podem pedir cartas de recomendação, conselho de outras classes, entre outras informações por causa da comunicação informal do Facebook.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Estabelecimento na rede social

Usar o Facebook em sala vai permitir que os estudantes comecem a ver isso como uma ferramenta profissional, e consequentemente permite o estabelecimento nas redes sociais.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Aprendizagem colaborativa

Transformar o elemento social do Facebook em aprendizagem colaborativa ajuda a incentivar a prática e melhorar o envolvimento dos alunos.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Redes acadêmicas e profissionais

Ao usar o Facebook, os alunos serão capazes de descobrir as oportunidades disponíveis de networking em uma carreira específica.


Razões para usar o Facebook em sua sala de aula: Retorno

O Facebook permite que os professores fiquem longas jornadas em um escritório virtual, com lançamentos e respostas disponíveis independentemente do horário.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/07/12/950468/50-razes-usar-facebook-em-sua-sala-aula.html

 
Design by Cleilton Silva | Bloggerized by Cleilton Silva - |